ԳٱԲDzԲçã - Ƶ- Universidade Federal de Lavras /noticias/internacionalizacao Thu, 17 Jul 2025 02:39:43 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Representante do Departamento de Defesa dos Estados Unidos visita a Ƶpara conhecer pesquisas e discutir parcerias /noticias/internacionalizacao/17774-representante-do-departamento-de-defesa-dos-estados-unidos-visita-a-ufla-para-conhecer-pesquisas-e-discutir-parcerias /noticias/internacionalizacao/17774-representante-do-departamento-de-defesa-dos-estados-unidos-visita-a-ufla-para-conhecer-pesquisas-e-discutir-parcerias

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, no dia 2 de julho, a visita de James Lyke, representante do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Department of Defense – DoD). A vinda à Instituição teve como principal objetivo conhecer as linhas de pesquisa em ciência básica desenvolvidas na Universidade e apresentar oportunidades de financiamento e colaboração científica internacional.

Durante a visita, o professor James Lyke foi recebido pelo diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Medeiros, pelo chefe do Setor de Projetos e Indicadores da DRI, professor André Pimenta Freire (Icet/UFLA) e pelo pelo representante do escritório EducationUSA na UFLA, Felipe Romão. 

250x250

A programação incluiu reuniões na Reitoria, visitas a laboratórios e encontros com docentes e pesquisadores de diferentes unidades acadêmicas, como o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet), o Instituto de Ciências Naturais (ICN) e a Escola de Engenharia (EENG).

A visita também incluiu a apresentação da estrutura da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e do escritório EducationUSA, rede oficial do governo norte-americano para a promoção de informações sobre o ensino superior nos Estados Unidos. A Ƶintegra essa rede por meio de um centro de orientação instalado em seu câmpus (Câmpus Histórico). 

Potencial de colaboração

A presença do representante norte-americano na Ƶreforça o interesse crescente de instituições internacionais em estabelecer vínculos com universidades brasileiras que mantêm excelência na pesquisa científica. O Departamento de Defesa dos EUA tem buscado ampliar parcerias com cientistas brasileiros em áreas de ciência básica, e a Ƶse destacou nesse cenário por meio de contatos prévios, da atuação do EducationUSA e da participação ativa de seus pesquisadores em eventos internacionais promovidos pela instituição norte-americana.

Segundo o professor Flávio Medeiros, diretor de Relações Internacionais, “a visita demonstra o reconhecimento do potencial da Ƶem contribuir com pesquisas de ponta e reforça o compromisso da Universidade com a internacionalização da ciência e o fortalecimento de parcerias estratégicas.”

Submissão de propostas

Durante a visita, também foram discutidos os caminhos para participação de pesquisadores da Ƶem editais do DoD. A submissão inicial é

feita por meio do envio de um documento de proposta conceitual (white paper), contendo uma descrição preliminar da proposta de pesquisa em ciência básica. A partir desse documento, ocorrem interações com representantes regionais do DoD, localizados no Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, que reúnem especialistas das áreas de Exército, Marinha e Aeronáutica.

Os pesquisadores interessados na elaboração e submissão de propostas podem entrar em contato com a EducationEUA, que objetiva apoiar a interlocução com os representantes internacionais. Entre em contato diretamente com o adviser Felipe Romão

250x250
Alexandre Filordi de Carvalho, chefe de Gabinete; Adriano Teodoro Bruzi, pró-Reitor de Pós-Graduação; Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, Khalid Haddi e André Pimenta Freire (DRI); Cristiane Alves Pereira - Escola de Engenharia (EENG); Jonas Henrique Osorio, Joaquim Paulo da Silva, Fortunato Silva de Menezes (ICN); Bruno Gomes de Carvalho e Cláudia Salgado Gomes (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação)

 

250x250
Icet: Hermes Pimenta de Morais Junior, Ahmed Ali Abdalla Esmin, André Pimenta Freire, Elaine Cecilia Gatto, Denílson Alves Pereira, Tales Heimfarth, Vinicius Vitor dos Santos Dias
250x250
Icet: Hermes Pimenta de Morais Junior, Ahmed Ali Abdalla Esmin, André Pimenta Freire, Elaine Cecilia Gatto, Denílson Alves Pereira, Tales Heimfarth, Vinicius Vitor dos Santos Dias
250x250
Icet:Hermes Pimenta de Morais Junior, Ahmed Ali Abdalla Esmin, André Pimenta Freire, Elaine Cecilia Gatto, Denílson Alves Pereira, Tales Heimfarth, Vinicius Vitor dos Santos Dias
250x250
Icet: Hermes Pimenta de Morais Junior, Ahmed Ali Abdalla Esmin, André Pimenta Freire, Elaine Cecilia Gatto, Denílson Alves Pereira, Tales Heimfarth, Vinicius Vitor dos Santos Dias
250x250
EENG: professoras Cristiane Alves Pereira e Suelen Mendonça Nascimento, além de estudantes
250x250
EENG: professoras Cristiane Alves Pereira e Suelen Mendonça Nascimento, além de estudantes
]]>
ԳٱԲDzԲçã Mon, 07 Jul 2025 21:46:03 -0300
Ƶparticipa de evento internacional com o Banco Mundial sobre transformações no sistema agroalimentar global /noticias/internacionalizacao/17771-ufla-participa-de-evento-internacional-com-o-banco-mundial-sobre-transformacoes-no-sistema-agroalimentar-global /noticias/internacionalizacao/17771-ufla-participa-de-evento-internacional-com-o-banco-mundial-sobre-transformacoes-no-sistema-agroalimentar-global

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou do workshop internacional “Brasil, Líder nas Transformações do Sistema Agroalimentar Global”, realizado na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA), no dia 25 de junho. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Fórum do Futuro — do qual a Ƶé instituição parceira desde sua idealização pelo professor emérito e ex-diretor Alysson Paolinelli. O encontro reuniu representantes do Banco Mundial da América Latina e da África, além de lideranças da Rede do Conhecimento, da Embrapa, de universidades brasileiras e de corporações comprometidas com a sustentabilidade no setor agroalimentar.

Durante o encontro, foi apresentado um vídeo institucional da UFLA, com a fala do reitor em exercício, professor Jackson Barbosa, destacando o compromisso da Universidade com a ciência orientada para o impacto social. O material ressaltou o papel da Ƶcomo instituição de referência internacional nas ciências agrárias e sua atuação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no combate à fome (ODS 2) e redução das desigualdades (ODS 10). 

video jacksonNo vídeo, a Ƶreafirmou sua contribuição histórica ao desenvolvimento da agricultura tropical e sua participação ativa na Rede do Conhecimento do Fórum do Futuro, iniciativa que busca integrar ciência, inovação, sustentabilidade e inclusão. A Universidade também destacou seu envolvimento em projetos internacionais voltados à segurança alimentar em países africanos, realizados em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

O workshop teve como foco o planejamento de ações estratégicas para o novo ciclo de inovação no agro tropical, com propostas como a criação de Polos Demonstrativos de Agricultura Tropical Regenerativa e de um Centro de Excelência em Inteligência Artificial. Essas iniciativas visam a fortalecer o papel do Brasil como protagonista global na transição para sistemas alimentares sustentáveis e inclusivos, ancorados em ciência e conhecimento.

A participação da Ƶreforça o compromisso da Instituição com o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e a valorização do conhecimento científico como motor de transformação social. Ao lado do Fórum do Futuro e de demais instituições da Rede, a Universidade contribui para posicionar o Brasil como referência internacional em inovação agroalimentar baseada em ciência.

]]>
ԳٱԲDzԲçã Mon, 07 Jul 2025 12:27:37 -0300
Ƶrecebe reitor da ICT University (Camarões) para discutir cooperação na área de Agronomia /noticias/internacionalizacao/17753-ufla-recebe-reitor-da-ict-university-camaroes-para-discutir-cooperacao-na-area-de-agronomia /noticias/internacionalizacao/17753-ufla-recebe-reitor-da-ict-university-camaroes-para-discutir-cooperacao-na-area-de-agronomia

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, na sexta-feira (27/6), a visita institucional do reitor da ICT University, professor Victor Mbarika, com o objetivo de iniciar tratativas de cooperação internacional, especialmente voltadas à criação de um curso de Agronomia na universidade camaronense. A ICT University é uma instituição privada localizada em Yaoundé, capital de Camarões, e é reconhecida pelo protagonismo nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia no país.

Durante reunião realizada na Reitoria, o reitor Mbarika apresentou as expectativas para a parceria com a UFLA, destacando o interesse em incentivar o envolvimento de jovens na agricultura, de forma criativa e coWhatsApp Image 2025 07 01 at 11.27.48m o uso intensivo de tecnologias. Um dos objetivos é adaptar os currículos acadêmicos para um formato híbrido, com parte presencial e parte on-line, e promover programas de mobilidade docente e discente entre as duas instituições.

A UFLA, por sua experiência consolidada no ensino e na pesquisa agrícola, foi destacada como parceira estratégica no processo de estruturação do novo curso. “Não é necessário reinventar a roda”, afirmou o reitor camaronense, ao mencionar que a colaboração com a Ƶpoderá acelerar e qualificar a implementação do projeto. Entre os interesses comuns, estão culturas similares às desenvolvidas no Brasil, como grãos, cacau, café, que se adaptam bem ao clima e às condições de produção de Camarões.

Participaram da reunião o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Flávio Medeiros; o diretor do Parque Tecnológico, professor Antônio Chalfun Junior; e o professor do Departamento de CiêWhatsApp Image 2025 07 01 at 11.27.50ncia da Computação (DCC), André Pimenta Freire, responsável por acompanhar parte da visita.

A programação também incluiu uma visita à Fazenda Palmital, em Ijaci, com participação do vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luiz Roberto Batista, e de um grupo de estudantes e professores da Universidade. Na ocasião, o reitor Mbarika conheceu parte da infraestrutura utilizada para o ensino e a pesquisa agrícola na UFLA.

Na Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL), a comitiva foi recebida pelos professores Raquel Pires, representante do Grupo de Extensão Colaborativo à ԳٱԲDzԲçã Agro (GCIA), e Pedro Peche, ambos do curso de Agronomia. A agenda incluiu ainda uma visita ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) e ao Parque Científico e Tecnológico da ƵIpêTech. 

WhatsApp Image 2025 07 01 at 11.27.48 1Outro destaque da programação foi a visita à Agência de Inovação Zetta e à unidade Embrapii, onde o reitor foi acompanhado pelo professor André Pimenta e recepcionado pela equipe de Design de Soluções da Zetta, que apresentou projetos desenvolvidos com foco em inovação e transferência de tecnologia.

A aproximação com a ICT University integra as ações da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Ƶvoltadas à ampliação da cooperação acadêmica com instituições do continente africano, fortalecendo o compromisso da Universidade com a internacionalização, a cooperação Sul-Sul e a promoção de uma educação superior conectada aos desafios do desenvolvimento sustentável.

Durante toda a visita, o reitor teve o apoio do auxiliar administrativo da DRI Felipe Romão, para eventuais traduções.

reitor camaroes 2

Texto: com informações de Felipe Romão (DRI)

]]>
ԳٱԲDzԲçã Wed, 02 Jul 2025 11:07:24 -0300
Ƶna Mídia: projeto de cooperação na África será destaque no Globo Rural /noticias/internacionalizacao/17726-ufla-na-midia-projeto-de-cooperacao-na-africa-sera-destaque-no-globo-rural /noticias/internacionalizacao/17726-ufla-na-midia-projeto-de-cooperacao-na-africa-sera-destaque-no-globo-rural

A Ƶserá destaque nas reportagens especiais do programa Globo Rural, com as iniciativas de cooperação internacional lideradas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A cooperação internacional brasileira na área agrícola será tema de reportagens especiais do programa Globo Rural, da TV Globo, nos próximos dois domingos, dias 22 e 29 de junho, com foco em iniciativas voltadas ao fortalecimento sustentável da cultura do algodão na África.

A primeira reportagem, que vai ao ar neste domingo (22/06), abordará o projeto “Aumento do Potencial Produtivo da Cultura do Algodão no Cameroun” (Cotton Cameroun), uma parceria entre o Brasil e o Cameroun voltada ao aumento da produtividade algodoeira na região norte do país africano. A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), e conta com a participação de instituições cameronesas, como o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MINADER), a Sociedade de Desenvolvimento do Algodão do Cameroun (SODECOTON) e a Confederação Nacional de Produtores do Cameroun (CNPC-C).

A reportagem mostrará a última visita feita por especialistas camaronenses ao Brasil, em março último, quando os técnicos conheceram diferentes sistemas de irrigação, aspectos técnicos de preparo do solo e técnicas de manejo do cultivo do algodão nas instalações do Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras de Catuti (CEDITAC), localizado em Minas Gerais. Entre as ações, já implementadas pelo projeto, destacam-se a melhorias no manejo do solo, o melhoramento de sementes e a mecanização das lavouras. Até o momento, já foram realizadas nove atividades, entre elas seis capacitações no Cameroun, quatro missões técnicas para instalação e acompanhamento de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) no país e três missões técnicas ao Brasil, totalizando 290 técnicos capacitados diretamente.

Já no domingo seguinte (29/06), será exibida reportagem sobre o projeto Cotton Solos, desenvolvido no Mali, maior produtor de algodão do continente africano na safra 2021–2022. Coordenada pela ABC em parceria com a Ƶe a Compagnie Malienne pour le Développement des Textiles (CMDT); a iniciativa tem como objetivo aumentar a produtividade do algodão por meio do manejo sustentável e da conservação dos solos, contribuindo para frear o êxodo rural e melhorar a qualidade de vida de comunidades agrícolas nas regiões de Sikasso e Bandiagara.

O Cotton Solos inclui, ainda, um eixo voltado ao bem-estar e à saúde das comunidades rurais. Entre as ações realizadas, destacam-se a implantação de banheiros sustentáveis, encamisamento de poços, instalação de bombas e sistemas de captação de água de chuva, capacitação de parteiras e levantamento do perfil nutricional e epidemiológico das populações atendidas. Mais de 250 técnicos e agricultores malinenses já foram capacitados em temas, como conservação de solos, uso de drones na agricultura, manejo de pragas, entre outros.

As duas reportagens integram uma série especial do Globo Rural sobre a atuação brasileira em cooperação técnica internacional, com destaque para os resultados concretos das parcerias implementadas pelo Brasil com países africanos. A exibição é uma oportunidade para o público conhecer de perto, como a cooperação internacional contribui para o desenvolvimento agrícola sustentável, com impactos diretos nas condições de vida de milhares de famílias agricultoras.

O programa Globo Rural vai ao ar aos domingos, às 8h30, na TV Globo, com reprise aos sábados, às 6h.

Assista aqui: 

Fonte: Janaina Plessmann - ABC Itamaraty 

 

]]>
ԳٱԲDzԲçã Wed, 18 Jun 2025 18:37:36 -0300
Professor representa a Ƶem Congresso sobre irrigação /noticias/internacionalizacao/17727-professor-representa-a-ufla-em-congresso-sobre-irrigacao /noticias/internacionalizacao/17727-professor-representa-a-ufla-em-congresso-sobre-irrigacao

O professor Victor Buono da Silva Baptista, do Departamento de Recursos Hídricos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), participou como convidado de uma mesa redonda no 40º Congresso Nacional de Riegos, realizado em Albacete, Espanha. Nesta edição, o professor teve a honra de representar o Brasil e compartilhar informações relevantes sobre a irrigação no país.

O tema da mesa redonda em que o professor participou foi "Evolução/Situação Atual da Digitalização dos Regadios no Mundo". O debate teve a moderação de Sebastião Sangro Lucas, do Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, e contou com a presença de renomados especialistas da área.

Além de Victor Buono, o evento contou com José Mª Tarjuelo Martín-Benito, diretor do Centro Regional de Estudos del Agua em Castela-La Mancha, Marco Arcieri, presidente da Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (ICID), e Machiel Kommers, conselheiro de Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar da Embaixada da Holanda na Espanha.

Victor Buono enfatizou a importância do uso de tecnologias digitais na modernização dos sistemas de irrigação, abordando como essas inovações podem contribuir para a eficiência no uso da água e para a sustentabilidade na agricultura. Sua apresentação promoveu uma discussão enriquecedora sobre as melhores práticas e desafios enfrentados na atualidade.

A participação do professor Baptista neste renomado congresso não apenas reforça a imagem da Ƶcomo uma universidade que produz ciência de ponta na área de recursos hídricos, mas também destaca a relevância do Brasil no contexto global de pesquisa e inovação em irrigação e drenagem.

]]>
ԳٱԲDzԲçã Wed, 18 Jun 2025 19:15:13 -0300
Doutorando da Ƶganha prêmio internacional com pesquisas sobre percepções sensoriais ligadas a alimentos /noticias/internacionalizacao/17578-do-emoji-ao-rotulo-doutorando-da-ufla-ganha-premio-internacional-com-pesquisas-sobre-percepcoes-sensoriais-ligadas-a-alimentos /noticias/internacionalizacao/17578-do-emoji-ao-rotulo-doutorando-da-ufla-ganha-premio-internacional-com-pesquisas-sobre-percepcoes-sensoriais-ligadas-a-alimentos

O doutorando do Departamento de Ciência dos Alimentos Alexandre Henrique Silas Souza, orientado pela Prof. Dra. Ana Carla Marques Pinheiro, recebeu o prêmio internacional Student Award 2024, promovido pelo "The Institute for Perception", que presta consultoria de pesquisa especializada em percepção humana, ciência sensorial e análise de dados aplicados ao desenvolvimento de produtos e marketing. A entrega do prêmio ocorreu no início desse mês, nos Estados Unidos.

Anualmente a instituição premia um estudante de pós-graduação que tenha se destacado em áreas como ciência sensorial, marketing, psicologia, comportamento do consumidor e áreas relacionadas. Para o prêmio, Alexandre apresentou dois artigos, intitulados: "Association of emojis to the five basic tastes (sweet, salty, sour, bitter and umami)" e "The impact of plant-based product denomination on consumer expectations and sensory perception: A study with vegan chocolate dessert". Além do reconhecimento pelo prêmio, Alexandre ganhou a oportunidade de participar do curso Marketing Insights Tools to Support New Product Innovation.

Para saber mais, .

]]>
ԳٱԲDzԲçã Thu, 24 Apr 2025 17:12:25 -0300
Ƶcomeça a receber bolsistas do Programa Move la América /noticias/internacionalizacao/17493-primeira-bolsista-do-programa-move-la-america-e-do-doutorado-em-fisiologia-vegetal /noticias/internacionalizacao/17493-primeira-bolsista-do-programa-move-la-america-e-do-doutorado-em-fisiologia-vegetal

Neste semestre letivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe os primeiros estudantes estrangeiros de pós-graduação selecionados por intermédio do “Programa Move la America”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2025, está prevista a estada de dez bolsistas, nos programas de pós-graduação em Fisiologia Vegetal, Ciências Veterinárias, Entomologia e Zootecnia.

O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal receberá quatro pesquisadores no total. Para o coordenador do PPG, professor Paulo Marchiori, “o novo programa da Capes é mais uma excelente oportunidade de internacionalização. Todo ano recebemos estudantes, e esses intercâmbios são bons não só para os estrangeiros, mas também para os brasileiros, pelas possibilidades de trocas culturais e de saberes”.

A colombiana Ruby Loaiza foi a primeira bolsista a chegar na UFLA. Doutoranda em Ciências Agrárias pela Universidade Nacional da Colômbia (Unal), Ruby está muito contente com a oportunidade. “Tive um professor que fez mestrado aqui e ele sempre contava como a Ƶé maravilhosa. Como a universidade é uma referência importante em agronomia e fisiologia, era a melhor oportunidade para mim; sequer cheguei a pensar em outras possibilidades”, conta.

Ruby pesquisa as chamadas plantas ruderais, que crescem espontaneamente em ambientes urbanos, em locais considerados pouco favoráveis em termos botânicos, como calçadas, frestas de solo etc. Em seu estudo, ela irá comparar a histologia, fisiologia e morfologia das plantas dessa espécie presentes nos câmpus da Ƶe da Unal, com o objetivo de compreender as características que as permitem crescer nesses locais.

Ano passado, a pesquisadora já teve a oportunidade de uma estada de dois meses no Setor de Fisiologia Vegetal da UFLA. “Aprendi muitas técnicas que não conhecia e tive acesso a vários equipamentos. Tenho certeza de que, com esses conhecimentos, vou conseguir aproveitar muito mais agora”. Ruby conta que, desde seu primeiro contato com a Universidade, todos têm sido muito amáveis e sempre têm se mostrado muito dispostos a ajudar.

A pós-graduanda está encantada com a UFLA, universidade que considera muito segura e agradável. “Aqui tem todos os equipamentos de que preciso e um ambiente favorável à criatividade, tudo para uma pesquisa fluir de forma maravilhosa”. Ela também tem apreciado muito o intercâmbio cultural. “Gosto muito de música e, sempre que posso, participo das atividades culturais da Universidade. Acho o Português lindo, e já estou matriculada em uma disciplina para aprender a língua”.

O mais difícil para Ruby tem sido a saudade da família, principalmente da filha, de dez anos. O que ajuda a lidar com as ausências é saber que ela está vivendo uma oportunidade única. “Essa foi uma grande oportunidade que apareceu na minha vida. As condições de estudo na Colômbia não são muito fáceis, e aqui estou tendo a chance de conhecer avanços tecnológicos, científicos, para potencializar minha pesquisa”.

Move la América

logo move america

O programa “Move la América” foi lançado pela Capes em 2024, com o objetivo de complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras. A participação é direcionada a estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil. A estada varia de 4 a 6 meses.

Ruby é a primeira pós-graduanda de sua universidade a participar do programa. “É uma oportunidade maravilhosa, pois, ao contrário de outros programas de bolsa disponíveis na Colômbia, esse não estabelece limite de idade”. A bolsa concedida pelo “Move la América” inclui auxílio-deslocamento, auxílio-instalação , auxílio-seguro-saúde e subsídio mensal.

]]>
ԳٱԲDzԲçã Tue, 25 Mar 2025 14:13:44 -0300
Representantes da Ƶvisitaram indústrias e instituições de ensino e pesquisa da China /noticias/internacionalizacao/17503-representantes-da-ufla-visitaram-industrias-e-instituicoes-de-ensino-e-pesquisa-da-china /noticias/internacionalizacao/17503-representantes-da-ufla-visitaram-industrias-e-instituicoes-de-ensino-e-pesquisa-da-china

Entre os dias 4 e 20 de março, representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram missão técnica na China. O diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Medeiros, e o professor do departamento de Ciência do Solo Douglas Ramos Guelfi Silva visitaram instituições de ensino e pesquisa, indústrias agrícolas e participaram da maior feira de agroquímicos e proteção de cultivos do mundo.

Em Xangai, os docentes visitaram o Centro de Excelência em Biologia Molecular de Plantas (Cemps), da Academia Chinesa de Ciência. Em Pequim, conheceram os grupos da Academia Chinesa de Pesquisa e do Instituto de Proteção de Plantas da Academia Chinesa de Ciências Agronômicas. O primeiro realiza pesquisas em ciências ambientais (CEES), com ênfase em duas áreas: microbiologia e química ambiental. 

O segundo grupo, além da pesquisa, desempenha dois papeis relevantes para o governo chinês: o trabalho diretamente ligado ao Ministério da Agricultura, que prioriza ações relacionadas às chamadas pragas quarentenárias, consideradas uma ameaça à economia agrícola; e a transferência de tecnologia gerada pelo centro, com uma receita anual de royalties estimada em 17 milhões de reais.

Durante a missão, os representantes da Ƶtambém visitaram indústrias chinesas envolvidas na produção de maquinário, suprimento de insumos e reciclagem, localizadas em diversas regiões do país. Muitas delas se destacam em termos de eficiência de processos, automação e velocidade de entrega. 

missao tecnica china feiraOs professores ainda tiveram a oportunidade de participar da 25ª Exposição Internacional de Agroquímicos e Proteção de Cultivos da China  (CAC 2025), considerada a maior feira da área no mundo. No evento, conheceram novas tecnologias disponíveis para comercialização e outras que ainda buscam parceria para desenvolvimento. Em todos os estandes visitados, observaram interesse pelo Brasil como mercado em potencial e como parceiro para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção agrícola.

“Conhecemos uma nação em pujante desenvolvimento, com aderência a energias renováveis em massa, onde é raro ver pobreza, e a população é feliz e acolhedora como a brasileira. Em um país onde o planejamento estratégico na academia, indústria e governo são seguidos à risca, a China se prepara para garantir seu espaço como a grande potência mundial”, conclui o diretor. Em sua avaliação, é necessário estudar parcerias da Ƶcom instituições chinesas.

]]>
ԳٱԲDzԲçã Thu, 27 Mar 2025 14:36:04 -0300
Ƶrecebe representantes do Cirad e da Embaixada da França para fortalecer cooperação científica /noticias/internacionalizacao/17498-ufla-recebe-representantes-do-cirad-e-da-embaixada-da-franca-para-fortalecer-cooperacao-cientifica /noticias/internacionalizacao/17498-ufla-recebe-representantes-do-cirad-e-da-embaixada-da-franca-para-fortalecer-cooperacao-cientifica

Entre os dias 18/3 e 20/3, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita de uma comitiva formada por representantes do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad) e da Embaixada da França. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços institucionais e explorar novas oportunidades de cooperação científica e acadêmica.

O Cirad é um centro de pesquisa francês voltado para o desenvolvimento sustentável por meio da pesquisa agronômica, com foco na agricultura tropical e no desenvolvimento rural. Atuando em parceria com diversos países do Sul Global, incluindo o Brasil, o Cirad busca soluções inovadoras para desafios como segurança alimentar, biodiversidade e mudanças climáticas.

A comitiva foi composta pelo diretor regional do Cirad no Brasil e países do Cone Sul, Pierre Marracini; pelo adido de Cooperação Científica e Universitária em Minas Gerais da Embaixada da França, Patrick Lanusse; e pelo adido de cooperação,Vincent Nédélec. Durante a visita, os representantes se reuniram com gestores e pesquisadores da Ƶpara discutir temas estratégicos e viabilizar novas parcerias. Na Reitoria, o grupo foi recepcionado pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo; pelo vice-reitor, professor Jakcson Barbosa; pelo coordenador Acadêmico da DRI, profesor Khalid Haddi; e pela coordenadora de Cooperação da DRI, professora Stefânia Vaccaro.

Segundo a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), essas agendas reforçam o compromisso da Universidade com a internacionalização e a construção de redes de pesquisa de impacto global, iniciativa ainda reforçada pelo abertura das atividades do segundo assistente de francês na UFLA, Baptiste Morisset, ampliando as possibilidades da comunidade acadêmica de aprendizado do idioma.

*Com informações da DRI (Texto: Felipe Romão e Stefânia Vaccaro).

]]>
ԳٱԲDzԲçã Tue, 25 Mar 2025 20:56:35 -0300